Page 30 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia CAPA
Ford novo Focus sedan são montados os periféricos, inclusive a
injeção, que é Bosch brasileira.
Naturalmente, havia uma grande
2.0 Powershift titanium curiosidade em torno desse motor —
chamado apropriadamente de Direct
Flex pela Ford — na comunidade
automobilística no que diz respei-
injeÇÃo diretA com etAnol, novA experiênciA to ao funcionamento com o etanol
bob sharp hidratado (E100) vendido nos pos-
tos de abastecimento brasileiros. A
curiosidade foi aguçada por rumores
O novo Ford Focus, de terceira geração, foi lançado em setembro de 2013 e tem a de que a vaporização completa do eta-
primazia de ser o primeiro automóvel com motor de injeção direta de combustível nol seria difícil ou mesmo impossível
flexível gasolina-etanol do mercado brasileiro. O carro é fabricado na Argentina, no brevíssimo tempo entre injeção e
em General Pacheco, na Grande Buenos Aires, para onde o motor é parcialmente ignição. Algumas fontes afirmavam
exportado da fábrica de motores da Ford em Michigan, nos EUA, ao qual depois isso, inclusive a própria Ford, como
ocorreu durante o II Seminário Ford
novo Focus sedan 2.0 powershiFt - miniFicha técnica de Tecnologia e Eficiência Energética
motor realizado em São Paulo em 20/9/2012
no Hotel Hyatt.
denominação duratec 2.0 direct Flex
Dizia-se ser necessário etanol mis-
tipo 4-cil, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de
válvulas com variador de fase em ambos, 16 válvulas, flex turado com gasolina, a exemplo do
etanol E85 vendido nos EUA e al-
cilindrada 1.999 cm³
guns países do norte da Europa, que
diâmetro x curso 87,5 x 83,1 mm
contém 15% de gasolina, para pro-
taxa de compressão 12:1
mover a vaporização. Uma fabricante
potência máxima 175 cv (G)/178 cv (E), a 6.500 rpm concorrente da Ford, por meio do seu
torque máximo 21,5 mkgf (G)/22,5 mkgf (E), a 4.500 rpm responsável pela engenharia, afirmava
comprimento da biela 146,25 mm o mesmo. A coisa toda assumia pro-
Relação r/l 0,284 porções de grande dúvida porque esse
Formação de mistura injeção direta mesmo motor existe em uma versão
desempenho do Focus comercializado nos EUA,
um flex gasolina-E85, e não se podia
Aceleração 0-100 km/h 9,2 s (G e E)
esperar que sem aquela fração de ga-
velocidade máxima 206 km/h (G e E)
solina houvesse problemas de vapori-
CONSUMO (km/l)
zação do etanol.
cidade 9,6 (G), 6,6 (E) Por isso, ao dirigir recentemente
estrada 12,6 (G), 8,6 (E) um Focus Sedan Titanium com esse
o novo Focus Fotos DivulGAÇão e PAulo Keller
é avançado,
com seu motor
de injeção direta
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