Page 30 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia           CAPA




           Ford novo Focus sedan                                               são montados os periféricos, inclusive a

                                                                               injeção, que é Bosch brasileira.
                                                                                  Naturalmente, havia uma grande
           2.0 Powershift titanium                                             curiosidade em torno desse motor —

                                                                               chamado apropriadamente de Direct
                                                                               Flex pela Ford — na comunidade
                                                                               automobilística no que diz respei-
           injeÇÃo diretA com etAnol, novA experiênciA                         to ao funcionamento com o etanol
           bob sharp                                                           hidratado (E100) vendido nos pos-
                                                                               tos de abastecimento brasileiros. A
                                                                               curiosidade foi aguçada por rumores
           O novo Ford Focus, de terceira geração, foi lançado em setembro de 2013 e tem a   de que a vaporização completa do eta-
           primazia de ser o primeiro automóvel com motor de injeção direta de combustível   nol seria difícil ou mesmo impossível
           flexível gasolina-etanol do mercado brasileiro. O carro é fabricado na Argentina,   no brevíssimo tempo entre injeção e
           em General Pacheco, na Grande Buenos Aires, para onde o motor é parcialmente   ignição.  Algumas  fontes  afirmavam
           exportado da fábrica de motores da Ford em Michigan, nos EUA, ao qual depois   isso, inclusive a própria Ford, como
                                                                               ocorreu durante o II Seminário Ford
           novo Focus sedan 2.0 powershiFt - miniFicha técnica                 de Tecnologia e Eficiência Energética
                          motor                                                realizado em São Paulo em 20/9/2012
                                                                               no Hotel Hyatt.
                     denominação duratec 2.0 direct Flex
                                                                                  Dizia-se ser necessário etanol mis-
                            tipo 4-cil, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de
                                 válvulas com variador de fase em ambos, 16 válvulas, flex  turado com gasolina, a exemplo do
                                                                               etanol E85 vendido nos EUA e al-
                        cilindrada 1.999 cm³
                                                                               guns países do norte da Europa, que
                   diâmetro x curso 87,5 x 83,1 mm
                                                                               contém 15% de  gasolina, para  pro-
                 taxa de compressão 12:1
                                                                               mover a vaporização. Uma fabricante
                   potência máxima 175 cv (G)/178 cv (E), a 6.500 rpm          concorrente da Ford, por meio do seu
                    torque máximo 21,5 mkgf (G)/22,5 mkgf (E), a 4.500 rpm     responsável pela engenharia, afirmava
               comprimento da biela 146,25 mm                                  o mesmo. A coisa toda assumia pro-
                        Relação r/l 0,284                                      porções de grande dúvida porque esse
                Formação de mistura injeção direta                             mesmo  motor  existe  em uma versão
                     desempenho                                                do Focus comercializado nos EUA,
                                                                               um flex gasolina-E85, e não se podia
               Aceleração 0-100 km/h 9,2 s (G e E)
                                                                               esperar que sem aquela fração de ga-
                 velocidade máxima 206 km/h (G e E)
                                                                               solina houvesse problemas de vapori-
                   CONSUMO (km/l)
                                                                               zação do etanol.
                           cidade 9,6 (G), 6,6 (E)                                Por isso, ao dirigir recentemente
                          estrada 12,6 (G), 8,6 (E)                            um Focus Sedan Titanium com esse










           o novo Focus                                                                                         Fotos DivulGAÇão e PAulo Keller
           é avançado,
           com seu motor
           de injeção direta

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