Page 31 - Revista EAA - Edição 58
P. 31
interior bem-
disposto e atraente
motor, agradável surpresa. O funcio-
namento é irrepreensível em qualquer
situação ou faixa de utilização, mo-
vimentando com desenvoltura o car-
ro de 1.414 kg em ordem de marcha
e, melhor, consumindo pouco. Em
uma viagem de São Paulo ao Rio de
Janeiro, até Resende, o computador
de bordo indicou consumo médio de
10,3 quilômetros por litro de etanol à
um dos comandos de válvulas, por sua vez alimentada por uma bomba elétrica
velocidade regulada pelo controlador
automático de 124 km/h e ar-condi- para trazer o combustível do tanque. Para se ter ideia dessa pressão elevada; nas
cionado ligado. No trânsito urbano, 7 injeções no duto, a pressão de injeção é de no máximo 6 bar.
As vantagens da injeção direta referem-se ao tempo de admissão onde é aspi-
a 8 km/l era obtido sem dificuldade.
Evidentemente, a Ford encontrou rado apenas ar, desse modo evita a perda de mistura ar-combustível pela válvula
uma maneira de vaporizar o etanol: de escapamento ainda aberta no final do seu tempo, o que reduz emissões e con-
pressão de injeção elevada. Outros sumo de combustível, além de serem possíveis múltiplas injetadas para atender
fabricantes parecem seguir na mes- aos determinados objetivos de combustão.
ma direção, como a BMW com seu Igualmente notável é a solução de partida a frio só com etanol no tanque,
320i Active Flex, um 2-litros turbo a estratégia de o motor “virar a seco” algumas voltas para aquecer o ar e as
câmaras de combustão e só depois começar a injeção. Com isso, são dispensá-
de 184 cv, mas que mostra a pujan-
ça do motor Ford, que desenvolve veis injeção de gasolina e todo o seu aparato (reservatório, bomba, tubulação)
apenas 6 cv menos com aspiração ou preaquecimento da galeria de combustível, mesmo em temperaturas de até
10°C abaixo de zero.
atmosférica. De qualquer maneira, o
BMW é o primeiro motor turboali- Com o motor Direct Flex, a Ford mostrou o caminho do futuro. n
mentando flex do mundo e esse mo-
delo deverá ser produzido no Brasil
na nova fábrica BMW, em Araquari
(SC), ainda este ano.
Depois de lançado o motor, com
êxito, em conversas com outros jorna-
listas, aventou-se a hipótese de a Ford
ter dado tal informação no seminário
“só para despistar” e confundir a con-
corrência, o que refuto por não acredi-
tar em uma atitude que não combine
com uma fabricante séria e secular
como é a Ford.
A maneira de obter a vaporiza-
ção do etanol foi injetar sob altíssima
pressão, até 180 bar. Para isso, há uma
bomba mecânica rotativa acionada por
o motor Duratec Direct
Flex no seu berço
31