Page 38 - Revista EAA - Edição 61
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VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS Binacional e pela Companhia Paulista de
Luz e Força (CPFL), no Brasil. Só que sem
O futuro, hoje aporte do governo, na isenção de impos-
tos, o veículo também não sairia por me-
nos de R$ 200 mil.
Segundo Sílvia Barcik, gerente de re-
Para fabricantes e empresas de abastecimento lações institucionais e governamentais da
de energia, o carro elétrico já é uma realidade; divisão de veículos elétricos da Renault,
os veículos elétricos, além de limpos am-
medo de que o país não tenha energia suficiente bientalmente, apresentam manutenção
para abastecer a frota, não tem fundamento e operação bem menos custosas. Testes
feitos pela empresa e observação dos
seus clientes apontam redução de 40%
nos custos de manutenção em relação ao
veículo tradicional, e economia também
com gastos de combustível: “Dez unida-
des do Zoe estão em teste em Curitiba,
algumas delas estão sendo usados pela
Guarda Municipal, que afirma ter diminu-
ído em 83% seu gasto com combustível”,
demonstrou.
Além dos altos preços, dois mitos que
giram em torno do veículo elétrico e im-
pedem sua venda precisam acabar, afir-
mou a executiva. O primeiro deles é sobre
recarga e o segundo sobre autonomia: “A
grande maioria das pessoas, cerca de 90%,
não roda mais do que 60 km/dia e os carros
elétricos oferecem hoje cerca de 200 km
de autonomia. Além disso, as recargas são
quase que sempre feitas em casa, durante
a noite”.
Ainda sobre o mito recarga, Márcio
Carlos de Moura Cortes,
Massakiti Kubo, engenheiro eletricista e
Silvia Barcik, e Marcelo
coordenador de P&D do Programa VE de
Gongra (mediador)
assessoria de mobilidade elétrica susten-
tável, da Itaipu, garante que não vai faltar
energia para abastecer a frota de veículos
arros mais limpos e silenciosos, co- BRASIL. “Megatendências globais, como elétricos. “Mesmo que hoje 100% dos ve-
Cnectados, cidades com ar mais puro – as de falta de recursos e o cuidado com o ículos produzidos anualmente, cerca de
qual engenheiro ou profissional da mobi- meio ambiente impactam cada vez mais 3,4 milhões, fossem elétricos seu abasteci-
lidade urbana não sonha com esse dia? E a a indústria automobilística. Em 2007, uma mento impactaria muito pouco na deman-
entrada de cada vez mais carros elétricos pesquisa de mercado já apontava que da atual de energia, representaria cerca de
e híbridos no mercado mostra que esse conectividade e sustentabilidade como 3,3% do que a Itaipu gera”, explicou.
desejo não é utopia, mas uma realidade razões de compra entre nossos clientes, A CPFL é outra empresa do setor de
cada vez mais palpável. O lançamento re- isso nos levou a crer que um novo produto energia que também tem acompanhando
cente do BMW i3 e sua vinda para o Brasil precisava ser desenvolvido.” de perto esse tema e desenvolvendo pro-
o comprovam. Para quem não pode pagar tanto em jetos de Mobilidade Elétrica desde 2007.
O veículo, que custa cerca de R$ 230 um carro, mas gostaria de ter um elétrico De acordo com Marcelo Congra, diretor
mil, é uma resposta da fabricante alemã na garagem, o Zoe, da Renault, poderia ser do programa de veículos elétricos da CPFL,
aos anseios e expectativas dos seus consu- uma das saídas. A fabricante lançou o Zoe, que mediou o encontro, o projeto - que
midores, disse Carlos de Moura Cortes, ge- veículo 100% elétrico, em 2012 – ele vem contava com inicialmente seis VEs – man-
rente sênior da BMW, no Congresso da SAE sendo usado em testes feitos pela Itaipu tém atualmente 27 circulando. n
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