Page 38 - Revista EAA - Edição 61
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           VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS                                       Binacional e pela Companhia Paulista de
                                                                               Luz e Força (CPFL), no Brasil. Só que sem
           O futuro, hoje                                                      aporte do governo, na isenção de impos-
                                                                               tos, o veículo também não sairia por me-
                                                                               nos de R$ 200 mil.
                                                                                  Segundo Sílvia Barcik, gerente de re-
           Para fabricantes e empresas de abastecimento                        lações institucionais e governamentais da
           de energia, o carro elétrico já é uma realidade;                    divisão  de  veículos  elétricos  da  Renault,
                                                                               os veículos elétricos, além de limpos am-
           medo de que o país não tenha energia suficiente                     bientalmente, apresentam manutenção
           para abastecer a frota, não tem fundamento                          e operação bem menos custosas. Testes
                                                                               feitos pela empresa e observação dos
                                                                               seus clientes apontam  redução  de 40%
                                                                               nos custos de manutenção em relação ao
                                                                               veículo tradicional, e economia também
                                                                               com gastos de combustível: “Dez unida-
                                                                               des  do  Zoe  estão  em  teste  em  Curitiba,
                                                                               algumas delas estão sendo usados pela
                                                                               Guarda Municipal, que afirma ter diminu-
                                                                               ído em 83% seu gasto com combustível”,
                                                                               demonstrou.
                                                                                  Além dos altos preços, dois mitos que
                                                                               giram em torno do veículo elétrico e im-
                                                                               pedem sua venda precisam acabar, afir-
                                                                               mou a executiva. O primeiro deles é sobre
                                                                               recarga e o segundo sobre autonomia: “A
                                                                               grande maioria das pessoas, cerca de 90%,
                                                                               não roda mais do que 60 km/dia e os carros
                                                                               elétricos oferecem hoje cerca de 200 km
                                                                               de autonomia. Além disso, as recargas são
                                                                               quase que sempre feitas em casa, durante
                                                                               a noite”.
                                                                                  Ainda sobre o mito recarga, Márcio
                   Carlos de Moura Cortes,
                                                                               Massakiti Kubo, engenheiro eletricista e
                    Silvia Barcik, e Marcelo
                                                                               coordenador de P&D do Programa VE de
                        Gongra (mediador)
                                                                               assessoria de mobilidade elétrica susten-
                                                                               tável, da Itaipu, garante que não vai faltar
                                                                               energia para abastecer a frota de veículos
             arros mais limpos e silenciosos, co-  BRASIL. “Megatendências globais, como   elétricos. “Mesmo que hoje 100% dos ve-
          Cnectados, cidades com ar mais puro –   as de falta de recursos e o cuidado com o   ículos produzidos anualmente, cerca de
           qual engenheiro ou profissional da mobi-  meio ambiente impactam cada vez mais   3,4 milhões, fossem elétricos seu abasteci-
           lidade urbana não sonha com esse dia? E a   a indústria automobilística. Em 2007, uma   mento impactaria muito pouco na deman-
           entrada de cada vez mais carros elétricos   pesquisa de mercado já apontava que   da atual de energia, representaria cerca de
           e híbridos no mercado mostra que esse   conectividade e sustentabilidade como   3,3% do que a Itaipu gera”, explicou.
           desejo não é utopia, mas uma realidade   razões  de compra  entre  nossos  clientes,   A CPFL é outra empresa do setor de
           cada vez mais palpável. O lançamento re-  isso nos levou a crer que um novo produto   energia que também tem acompanhando
           cente do BMW i3 e sua vinda para o Brasil   precisava ser desenvolvido.”  de perto esse tema e desenvolvendo pro-
           o comprovam.                         Para quem não pode pagar tanto em   jetos  de  Mobilidade  Elétrica  desde  2007.
             O veículo, que custa cerca de R$ 230   um carro, mas gostaria de ter um elétrico   De acordo com Marcelo Congra, diretor
           mil, é uma resposta da fabricante alemã   na garagem, o Zoe, da Renault, poderia ser   do programa de veículos elétricos da CPFL,
           aos anseios e expectativas dos seus consu-  uma das saídas. A fabricante lançou o Zoe,   que mediou o encontro, o projeto - que
           midores, disse Carlos de Moura Cortes, ge-  veículo 100% elétrico, em 2012 – ele vem   contava com inicialmente seis VEs – man-
           rente sênior da BMW, no Congresso da SAE   sendo usado em testes feitos pela Itaipu   tém atualmente 27 circulando.   n

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