Page 37 - Revista EAA - Edição 61
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MOTORSPORTS
Além das pistas
Especialistas discutem foram incorporados na linha de produção Edinilson Alves de Almeida, Felipe
o desenvolvimento da de caminhões que vão para o mercado”, Giaffone, Franz Schmidt, João
disse Rogério.
Fórmula Truck dentro e “Entre as principais melhorias para Maistro, Michelle de Jesus, Rogério
Curty Dias e Wagner Gonzalez
fora dos circuitos nossos caminhões conquistadas por meio (mediador)
da competição estão o sistema de escapa-
mento e os coletores”, destacou Ednilson
om a participação de engenheiros e Alves de Almeida, engenheiro da Iveco. risco”, opinou Michelle de Jesus, piloto da
Cpilotos, o painel Motorsport colocou Para Franz Schmidt, engenheiro da Merce- ABF/Volvo. Na visão do piloto da Copacol
em debate o desenvolvimento da Fórmu- des-Benz do Brasil, as principais conquistas Clay Truck, João Maistro, esse é um assun-
la Truck no Brasil. Mediada pelo jornalista estão nas áreas de eletrônica e de funções to que ainda vai render muita discussão.
Wagner Gonzalez, a conversa expôs as de software: “Quando se consegue uma “Com o catalisador, terminamos a corrida
opiniões dos envolvidos nessa competição boa dirigibilidade na pista, certamente isso com poucos caminhões. Sem ele, vem o
que atrai uma legião cada vez maior de afi- também acontecerá nas ruas”. aumento da fumaça. Precisamos achar um
cionados. “Poucas categorias têm tanto es- Ao analisar o cenário atual da catego- caminho que alie um melhor rendimento
paço para desenvolvimento no país como ria, tanto engenheiros como pilotos criti- a uma menor emissão”, comentou o piloto.
a Fórmula Truck”, observou Gonzalez, que caram a eliminação do catalisador e a falta Ao serem questionados pelo mediador
iniciou a discussão questionando os en- de padronização para o limite de fumaça. sobre o futuro da categoria, os participan-
genheiros sobre as oportunidades que a “Isso significa um retrocesso. Não há medi- tes se manifestaram otimistas e também
competição traz para o aperfeiçoamento ção das emissões, mas uma análise subje- lançaram suas sugestões para avanços. “Na
de produtos. tiva e visual pelos comissários”, comentou parte comercial, a Fórmula Truck traz óti-
O supervisor de powertrain da MAN Ednilson. mo retorno para patrocinadores, equipes
Latin America, Rogério Curty Dias, afir- Para o piloto Felipe Giaffone, da RM e pilotos. Há uma média de 45 mil pessoas
mou que os desafios trazidos à indústria Competições, a retirada do catalisador no autódromo, a grande maioria pagante.
pela Fórmula Truck geram pesquisas que deve impulsionar as equipes a encontrar Mesmo assim, seria ótimo ter uma lei que
resultam em soluções aplicadas também soluções para reduzir a produção de fu- obrigasse as fabricantes a direcionar parte
aos caminhões de rua: “Temos a tarefa de maça: “Será difícil achar uma solução para do faturamento para o esporte a motor”,
fazer um motor operar com mais de 1.000 todos os caminhões de forma padroniza- sugeriu Michelle. Já os engenheiros con-
cv e não quebrar. Isso resulta na necessi- da. Porém, uma adaptação gradativa a cordaram que as fabricantes deveriam ser
dade não só de aprimorá-lo, mas também essa situação se coloca como um desafio mais ouvidas pela organização. “As deci-
de trabalhar melhorias em diversos ou- para cada um de nós”, considerou. “A falta sões ficam entre pilotos e donos de vagas.
tros sistemas. Conseguimos avanços no de padronização no controle da fumaça Nós damos sugestões, mas gostaríamos de
radiador, coletor de escapamento, junta deixa o piloto sujeito às penalizações. Um ter nossa voz levada mais em consideração
de cabeçote e controle de emissões que consenso nessa questão eliminaria esse nesse processo”, finalizou Franz. n
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