Page 37 - Revista EAA - Edição 61
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MOTORSPORTS

           Além das pistas
























           Especialistas discutem            foram incorporados na linha de produção   Edinilson Alves de Almeida, Felipe
           o desenvolvimento da              de caminhões que vão para o mercado”,   Giaffone, Franz Schmidt, João
                                             disse Rogério.
           Fórmula Truck dentro e               “Entre as principais melhorias para   Maistro, Michelle de Jesus, Rogério
                                                                               Curty Dias e Wagner Gonzalez
           fora dos circuitos                nossos caminhões conquistadas por meio   (mediador)
                                             da competição estão o sistema de escapa-
                                             mento e os coletores”, destacou Ednilson
             om a participação de engenheiros e   Alves de Almeida, engenheiro da Iveco.   risco”, opinou Michelle de Jesus, piloto da
          Cpilotos, o painel Motorsport colocou   Para Franz Schmidt, engenheiro da Merce-  ABF/Volvo. Na visão do piloto da Copacol
           em debate o desenvolvimento da Fórmu-  des-Benz do Brasil, as principais conquistas   Clay Truck, João Maistro, esse é um assun-
           la Truck no Brasil. Mediada pelo jornalista   estão nas áreas de eletrônica e de funções   to que ainda vai render muita discussão.
           Wagner Gonzalez,  a  conversa  expôs  as   de software: “Quando se consegue uma   “Com o catalisador, terminamos a corrida
           opiniões dos envolvidos nessa competição   boa dirigibilidade na pista, certamente isso   com poucos caminhões. Sem ele, vem o
           que atrai uma legião cada vez maior de afi-  também acontecerá nas ruas”.  aumento da fumaça. Precisamos achar um
           cionados. “Poucas categorias têm tanto es-  Ao analisar o cenário atual da catego-  caminho que alie um melhor rendimento
           paço para desenvolvimento no país como   ria, tanto engenheiros como pilotos criti-  a uma menor emissão”, comentou o piloto.
           a Fórmula Truck”, observou Gonzalez, que   caram a eliminação do catalisador e a falta   Ao serem questionados pelo mediador
           iniciou a discussão questionando os en-  de padronização para o limite de fumaça.   sobre o futuro da categoria, os participan-
           genheiros sobre as oportunidades que a   “Isso significa um retrocesso. Não há medi-  tes se manifestaram otimistas e também
           competição traz para o aperfeiçoamento   ção das emissões, mas uma análise subje-  lançaram suas sugestões para avanços. “Na
           de produtos.                      tiva e visual pelos comissários”, comentou   parte comercial, a Fórmula Truck traz óti-
             O supervisor de powertrain da MAN   Ednilson.                     mo retorno para patrocinadores, equipes
           Latin America, Rogério Curty Dias, afir-  Para o piloto Felipe Giaffone, da RM   e pilotos. Há uma média de 45 mil pessoas
           mou que os desafios trazidos à indústria   Competições, a retirada do catalisador   no autódromo, a grande maioria pagante.
           pela Fórmula Truck geram pesquisas que   deve impulsionar as equipes a encontrar   Mesmo assim, seria ótimo ter uma lei que
           resultam em soluções aplicadas também   soluções para reduzir a produção de fu-  obrigasse as fabricantes a direcionar parte
           aos caminhões de rua: “Temos a tarefa de   maça: “Será difícil achar uma solução para   do faturamento para o esporte a motor”,
           fazer um motor operar com mais de 1.000   todos os caminhões de forma padroniza-  sugeriu Michelle. Já os engenheiros con-
           cv e não quebrar. Isso resulta na necessi-  da. Porém, uma adaptação gradativa a   cordaram que as fabricantes deveriam ser
           dade não só de aprimorá-lo, mas também   essa situação se coloca como um desafio   mais ouvidas pela organização. “As deci-
           de trabalhar melhorias em diversos ou-  para cada um de nós”, considerou. “A falta   sões ficam entre pilotos e donos de vagas.
           tros sistemas. Conseguimos avanços no   de padronização no controle da fumaça   Nós damos sugestões, mas gostaríamos de
           radiador, coletor de escapamento, junta   deixa o piloto sujeito às penalizações. Um   ter nossa voz levada mais em consideração
           de cabeçote e controle de emissões que   consenso nessa questão eliminaria esse   nesse processo”, finalizou Franz.    n


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