Page 39 - Revista EAA - Edição 61
P. 39

INTERNACIONAL                                                          Mesmo com o futuro tão próximo, os
                                                                               motores a combustão ainda têm uma vida
           Diferentes visões, um único                                         longa pela frente. Foi o que explicou o
                                                                               executivo-chefe da FEV GmbH, Dr. Stefan
           objetivo: competitividade                                           Pischinger, que também alertou sobre a
                                                                               necessidade em se achar soluções para
                                                                               melhorar sua eficiência: “É preciso aprimo-
                                                                               rar a tecnologia em injeções e combustí-
           No Painel Internacional, foram debatidas questões das               veis”.
                                                                                  Além de questões técnicas, a compe-
           áreas políticas, sociais e tecnológicas que podem ajudar no         titividade também dominou as pautas.
           crescimento da indústria automobilística, mas, sobretudo,           O presidente da ZF Asia Pacifc, Rudi von
           trazer benefícios para o consumidor                                 Meister, apresentou um panorama de
                                                                               como a China cresceu nas últimas décadas
                                                                               e o que vem por aí: “As marcas chinesas
              esafios técnicos e de gestão estão   Para Ignasi Ferrer, diretor de qualidade e   estarão cada vez mais presentes em outros
          Dfrente a frente com a indústria auto-  inovação da Applus Idiada, essas novas con-  mercados, como no Brasil. E tecnologia
           mobilística.  “E  para  analisá-las,  é  preciso   figurações trazem à tona questões impor-  para eles é vital”.
           levar em contas aspectos políticos, sociais   tantes sobre o perfil do motorista do futuro   Para analisar a competitividade bra-
           e tecnológicos”, explicou na abertura do   e seus desejos relacionados à mobilidade.   sileira, o presidente da Foton Aumark do
           Painel Internacional, Horst Bergmann, con-  “Veículos autônomos oferecerão mais eco-  Brasil, Luís Carlos Mendonça de Barros,
           sultor da FEV GmbH e mediador do deba-  nomia, segurança e, principalmente, tempo   traçou um perfil da economia e afirmou
           te, que contou com a presença de especia-  aos seus usuários”, comentou.  que o país está enfrentando um desafio
           listas do setor.                     E é nisso que as fabricantes já estão   clássico: “A grande oportunidade de inves-
             Daniel Hancock, presidente da SAE   trabalhando. Para Philipp Schiemer, pre-  timento está na área de infraestrutura, que
           Internacional, que também participou do   sidente e executivo-chefe da Mercedes-  deverá crescer nos próximos anos”.
           evento, falou das tendências mundiais:   -Benz do Brasil, esse futuro está mais pró-  Ainda sobre a competitividade, Letícia
           “Em 2020, a frota de veículos será de 1,1 bi-  ximo do que se imagina. Ele apresentou o   Costa, sócia da Prada Assessoria, analisou
           lhão – que estacionados em fila poderiam   caminhão-conceito FT2025, que dispensa   o impacto do Inovar-Auto na questão: “O
           dar 125 voltas na Terra. Já em 2100, espe-  o motorista. “Esse conceito estará nas ruas   programa foi negativo para o setor de au-
           cialistas afirmam que não existirá petróleo.   em 10 anos e sua chegada mudará o perfil   topeças, que continua em queda muito
           Esses fatores precisam ser levados em con-  do motorista, que passará a ser o gestor   abrupta. O grande risco é que com a Lei de
           ta quando se pensa em um novo DNA para   do transporte. Ele e o caminhão formarão   Rastreabilidade essa indústria perca total-
           os automóveis”.                   uma equipe”, disse.               mente sua força”, alertou.    n


                                                                               Daniel Hancock, Rudi von Meister,
                                                                               Ignasi Ferrer, Prof. Dr. Stefan
                                                                               Pischinger, Philipp Schiemer,
                                                                               Luiz Carlos Mendonça de Barros,
                                                                               Leticia Costa e Horst Bergmann
                                                                               (mediador)



















                                                                                                           39
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44