Page 39 - Revista EAA - Edição 61
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INTERNACIONAL Mesmo com o futuro tão próximo, os
motores a combustão ainda têm uma vida
Diferentes visões, um único longa pela frente. Foi o que explicou o
executivo-chefe da FEV GmbH, Dr. Stefan
objetivo: competitividade Pischinger, que também alertou sobre a
necessidade em se achar soluções para
melhorar sua eficiência: “É preciso aprimo-
rar a tecnologia em injeções e combustí-
No Painel Internacional, foram debatidas questões das veis”.
Além de questões técnicas, a compe-
áreas políticas, sociais e tecnológicas que podem ajudar no titividade também dominou as pautas.
crescimento da indústria automobilística, mas, sobretudo, O presidente da ZF Asia Pacifc, Rudi von
trazer benefícios para o consumidor Meister, apresentou um panorama de
como a China cresceu nas últimas décadas
e o que vem por aí: “As marcas chinesas
esafios técnicos e de gestão estão Para Ignasi Ferrer, diretor de qualidade e estarão cada vez mais presentes em outros
Dfrente a frente com a indústria auto- inovação da Applus Idiada, essas novas con- mercados, como no Brasil. E tecnologia
mobilística. “E para analisá-las, é preciso figurações trazem à tona questões impor- para eles é vital”.
levar em contas aspectos políticos, sociais tantes sobre o perfil do motorista do futuro Para analisar a competitividade bra-
e tecnológicos”, explicou na abertura do e seus desejos relacionados à mobilidade. sileira, o presidente da Foton Aumark do
Painel Internacional, Horst Bergmann, con- “Veículos autônomos oferecerão mais eco- Brasil, Luís Carlos Mendonça de Barros,
sultor da FEV GmbH e mediador do deba- nomia, segurança e, principalmente, tempo traçou um perfil da economia e afirmou
te, que contou com a presença de especia- aos seus usuários”, comentou. que o país está enfrentando um desafio
listas do setor. E é nisso que as fabricantes já estão clássico: “A grande oportunidade de inves-
Daniel Hancock, presidente da SAE trabalhando. Para Philipp Schiemer, pre- timento está na área de infraestrutura, que
Internacional, que também participou do sidente e executivo-chefe da Mercedes- deverá crescer nos próximos anos”.
evento, falou das tendências mundiais: -Benz do Brasil, esse futuro está mais pró- Ainda sobre a competitividade, Letícia
“Em 2020, a frota de veículos será de 1,1 bi- ximo do que se imagina. Ele apresentou o Costa, sócia da Prada Assessoria, analisou
lhão – que estacionados em fila poderiam caminhão-conceito FT2025, que dispensa o impacto do Inovar-Auto na questão: “O
dar 125 voltas na Terra. Já em 2100, espe- o motorista. “Esse conceito estará nas ruas programa foi negativo para o setor de au-
cialistas afirmam que não existirá petróleo. em 10 anos e sua chegada mudará o perfil topeças, que continua em queda muito
Esses fatores precisam ser levados em con- do motorista, que passará a ser o gestor abrupta. O grande risco é que com a Lei de
ta quando se pensa em um novo DNA para do transporte. Ele e o caminhão formarão Rastreabilidade essa indústria perca total-
os automóveis”. uma equipe”, disse. mente sua força”, alertou. n
Daniel Hancock, Rudi von Meister,
Ignasi Ferrer, Prof. Dr. Stefan
Pischinger, Philipp Schiemer,
Luiz Carlos Mendonça de Barros,
Leticia Costa e Horst Bergmann
(mediador)
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