Page 40 - Revista EAA - Edição 61
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FÓRUM BAJA E FÓRMULA SAE
Inspiração e direcionamento
para os engenheiros em formação
Experts mostram o trem motriz, freios, direção, suspensão, sis- entre entre E22 e E100, o que demanda so-
caminho para o sucesso temas elétricos, chassis e segurança, além luções específicas”, analisou.
O consultor automobilístico Henri-
da habilidade necessária para elaborar um
no Baja SAE e Fórmula SAE projeto, conduzir a sua execução e defen- que Pereira mostrou para os estudantes
dê-lo com argumentos plausíveis perante as oportunidades que a participação nas
juízes especialistas no assunto. competições pode trazer para suas carrei-
s estudantes de engenharia presentes Cientes de todas essas exigências, ras. “Cada vez mais conseguimos chamar
Ono Fórum Baja SAE e Fórmula SAE ti- os futuros engenheiros acompanharam, a atenção das indústrias para vocês. Eles
veram a oportunidade de entrar em conta- atenciosamente, uma série de informações sabem que tanto na Fórmula SAE como no
to com a experiência de profissionais que valiosas para o sucesso de seus projetos. Baja é possível identificar novos talentos,
já viveram na pele as emoções proporcio- As palestras tiveram início com a apresen- pessoas que pensam ‘fora da caixa’”, co-
nadas por essas competições que agitam tação de Rafael Ferreira, engenheiro de ca- mentou Henrique.
corações e mentes de universitários em libração da Continental Corporation, sobre No evento, os estudantes puderam
todo o país. Ambos os projetos proporcio- calibração de motores: “Esse é um assunto ainda aprofundar seus conhecimentos e
nam aos graduandos a oportunidade de ainda pouco explorado nas universidades receber dicas importantes para conduzir
colocar em prática os seus conhecimentos e um mercado de atuação com grande os seus projetos de forma eficaz em todas
para a construção de veículos complexos. potencial de crescimento, principalmente as etapas. Gibran Santos, engenheiro de
Isso exige, dos participantes, uma especia- pelo fato do Brasil ser o único mercado produtos da Suspensys Sistemas Automo-
lização em diversos sistemas, como os de com veículos flexíveis para combustível tivos e Jackson Rosa, engenheiro de pro-
jetos da Voith Hydro, esclareceram como
funcionam as avaliações de projetos Baja.
Thales Souza, engenheiro de pesquisa
e desenvolvimento da Neumayer Tekfor
Estudantes
Automotive, apresentou uma visão geral
de engenharia
sobre o universo Baja. Wagner Higashi,
partilharam da
engenheiro sênior da Ford, falou sobre a
experiência de
importância da postura de apresentação
profissionais no
do aluno. Alexandre Travassos, engenhei-
sentido de como
ro de produtos da Ford, abordou projetos
melhor elaborar um
de motor. Diógenes Moura, engenheiro
projeto e conduzir a
de projeto da General Motors, e Thales
sua execução
Souza explicaram aspectos sobre câmbio
e transmissão. Leonardo Zanetti, enge-
nheiro de desenvolvimento de produtos
da Embraer e Diógenes Moura, mostra-
ram como os estudantes podem otimi-
zar seus projetos de freios. A explanação
sobre chassis e carroceria ficou por conta
de Luís Ericsson, engenheiro mecânico
na Daimler AG. Gabriel de Paula Eduardo,
engenheiro-chefe de desenvolvimento
de produto da General Motors, finalizou
o evento com uma palestra sobre suspen-
são, direção, pneus e dinâmica. n
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