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E-bus           Sombra
                                                        Peso Ordem de Marcha (kg)*  25.960          15.120
           aos trólebus e híbridos desenvolvidos                   Percurso (km)   3.562            3.173
           pela Eletra.                                        Número de viagens    135              111
             O motor de tração, arrefecido à                        Passageiros    15.557           17.986
           água, com potência máxima de 400     Peso médio em operação por viagem (kg)  32.131      22.956
           kW, foi desenvolvido para atender ao
                                                                  Consumo total  8.654,5 kWh        2.710 l
           projeto, com sistema de fixação espe-
                                                             27.054,8 kW•h (Obs.2)
           cial e baixo peso. O inversor de tração,
                                                              Eficiência energética  2,43 kW•h/km  0,85 l/km
           também arrefecido a líquido, modelo
                                                                   8,53 kW•h/km
           CFW11T (compacto e leve), é des-
                                                          Peso total transportado (t)  4.337,7      2.548,1
           tinado especialmente para veículos
                                               Consumo específico por tonelada (kW•h/t)  2,00       10,62
           como ônibus,  VLTs, trens e cami-
                                                                     Custo (R$)    4.480,79 (Obs.3)  5.921,35 (Obs.4)
           nhões. O conjunto é complementado
                                                             Custo por km (R$/km)   1,26             1,87
           pelo motor do compressor, bomba hi-
                                                           Custo por tonelada (R$/t)  1,03           2,32
           dráulica, inversores do sistema de ar-
           -condicionado e motores auxiliares.   * Os pesos médios em operação por viagem do E-bus e do sombra foram estimados
             A energia do E-bus é fornecida por
           14 baterias de íons de lítio, com capa-  tindo migrar de uma fonte de energia para outra no mesmo veículo, ou seja, ofere-
           cidade de carga total de 224 kW•h,   cendo a flexibilidade de transformar uma frota de trólebus em E-Bus e vice-versa.
           garantindo autonomia operacional de   Sobre os custos de implantação, a Eletra afirma que, hoje, o sistema trólebus
           200 km. Para serem recarregadas total-  leva vantagem sobre o sistema do E-Bus, quando comparados os custos da rede
           mente, por meio de sistema plug-in, as   aérea com os de baterias e estações de recarga. Com o avanço da tecnologia de
           baterias, que ficam no teto, necessitam   baterias e de estações de recarga rápidas, além da redução de custos, o E-Bus será
           de três horas; mas o E-Bus também   o transporte ideal para os centros urbanos de todas as cidades grandes e médias.
           possui dispositivo para recargas rápi-  Contudo, segundo a Eletra, a implementação do E-Bus depende de políti-
           das nos terminais, através de um polo   cas públicas e do fortalecimento da cadeia de produção nacional para fabricar
           instalado sobre o veículo, que levam 5   as estações de recarga e montagem das caixas de baterias no Brasil. A empresa
           minutos, assegurando mais 11 km de   entende que o Poder Público tem um papel fundamental no estímulo a esse
           autonomia. Dessa forma, ao final de   processo, com incentivos que vão desde a nacionalização de componentes até
           cada viagem, o ônibus recebe a carga   a licitação do sistema de transporte.                      ■
           rápida de energia no terminal, enquan-
           to os passageiros embarcam. Fora do  Energia limpa: o
           horário de pico, a carga é completada.   E-bus  é alimentado
             O sistema elétrico do E-Bus tam-  por 14 baterias de
           bém é alimentado por meio da frena-  lítio (foto), com
           gem regenerativa, possibilitada pelo  capacidadetotal de
           inversor WEG. O equipamento per-  carga  de 224 kW•h.
           mite que, quando os freios são aciona-  A autonomia
           dos, o motor elétrico se torne um ge-  operacional
           rador, fazendo com que a energia que  é de 200 km
           seria desperdiçada na frenagem seja
           reaproveitada e armazenada no ban-
           co de baterias. Durante esse processo,
           os freios são poupados, contribuindo
           para a redução dos custos de operação.
             A tecnologia desenvolvida pela
           Eletra tem como princípio utilizar o
           mesmo sistema de tração do trólebus,
           do elétrico híbrido e do E-Bus, permi-


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