Page 34 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA





           A vez dos compactos




           OS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA CHEGAM
           AO SEGMENTO DOS COMPACTOS, TORNANDO O DIRIGIR
           MAIS SEGURO E CONFORTÁVEL          ALEXANDRE PAGOTTO*



           Cada vez mais pessoas estão investindo dinheiro e passando mais tempo em seus   2014, um carro deve contar com, no
           carros. O número de veículos nas estradas está aumentando e, junto a isso, o risco   mínimo, um sistema de assistência
           de acidentes também. Um conjunto de medidas introduzidas durante os últi-  preditivo, baseado em sensores de
           mos anos conseguiu reduzir significativamente o número de mortes nas estradas.   proximidade, para receber uma clas-
           Exemplos bem conhecidos e marcos na segurança de tráfego são o sistema anti-  sificação cinco-estrelas e, a partir de
           travamento de freios (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade (ESP). Junto   2016, a segurança para o pedestre
           com o seu crescente uso, os sistemas de assistência – cada vez mais potentes – são   será obrigatória. Os Estados Unidos
           necessários para garantir um dirigir sem acidentes e, principalmente, livre de fe-  e o Japão também começaram a dis-
           rimentos. Esses sistemas previnem colidir com a traseira de veículos parados ou   cutir a integração de critérios simila-
           em movimento, assim como atropelamentos.                            res em suas avaliações NCAP.
                                                                                  Sensores de proximidade ino-
           Um mercado em crescimento para funções de segurança e conforto      vadores são a base para sistemas de
           Na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, os atuais índices de instalação de   assistência preditivos. Só entre 2011
           diferentes tipos de assistência ao motorista vêm crescendo (figura 1). Organi-  e 2012, o número de sensores vendi-
           zações de proteção ao consumidor, como os NCAP (Programa de Avaliação   dos no mundo todo mais que dobrou:
           de Veículos Novos), agora consideram os sistemas de prevenção de acidente   como resultado da produção em mas-
           em suas avaliações de veículos e, assim, representam mais um estímulo para
           melhorar a segurança na estrada. Nos próximos anos, um fator importante na
           Europa será o novo esquema de avaliação do NCAP para essa região: desde



            Figura 1





















                                                                               Antes destinada a veículos do Antes destinada a veículos do  ÃO
                                                                               segmento premium, no Brasil a
                                                                               tecnologia já chegou aos hatch   FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               médios – no Golf, por exemplo


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