Page 34 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
A vez dos compactos
OS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA CHEGAM
AO SEGMENTO DOS COMPACTOS, TORNANDO O DIRIGIR
MAIS SEGURO E CONFORTÁVEL ALEXANDRE PAGOTTO*
Cada vez mais pessoas estão investindo dinheiro e passando mais tempo em seus 2014, um carro deve contar com, no
carros. O número de veículos nas estradas está aumentando e, junto a isso, o risco mínimo, um sistema de assistência
de acidentes também. Um conjunto de medidas introduzidas durante os últi- preditivo, baseado em sensores de
mos anos conseguiu reduzir significativamente o número de mortes nas estradas. proximidade, para receber uma clas-
Exemplos bem conhecidos e marcos na segurança de tráfego são o sistema anti- sificação cinco-estrelas e, a partir de
travamento de freios (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade (ESP). Junto 2016, a segurança para o pedestre
com o seu crescente uso, os sistemas de assistência – cada vez mais potentes – são será obrigatória. Os Estados Unidos
necessários para garantir um dirigir sem acidentes e, principalmente, livre de fe- e o Japão também começaram a dis-
rimentos. Esses sistemas previnem colidir com a traseira de veículos parados ou cutir a integração de critérios simila-
em movimento, assim como atropelamentos. res em suas avaliações NCAP.
Sensores de proximidade ino-
Um mercado em crescimento para funções de segurança e conforto vadores são a base para sistemas de
Na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, os atuais índices de instalação de assistência preditivos. Só entre 2011
diferentes tipos de assistência ao motorista vêm crescendo (figura 1). Organi- e 2012, o número de sensores vendi-
zações de proteção ao consumidor, como os NCAP (Programa de Avaliação dos no mundo todo mais que dobrou:
de Veículos Novos), agora consideram os sistemas de prevenção de acidente como resultado da produção em mas-
em suas avaliações de veículos e, assim, representam mais um estímulo para
melhorar a segurança na estrada. Nos próximos anos, um fator importante na
Europa será o novo esquema de avaliação do NCAP para essa região: desde
Figura 1
Antes destinada a veículos do Antes destinada a veículos do ÃO
segmento premium, no Brasil a
tecnologia já chegou aos hatch FOTOS DIVULGAÇÃO
médios – no Golf, por exemplo
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