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CONTROLE DOS SISTEMAS DE CHASSI / ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA
                                              Crescimento do mercado para funções de segurança e conforto
                                              Taxa de instalação mundial



                                                    Frenagem                                       Assistência de
                                                    e comando                Controle            estacionamento
                                                    de direção            anti-derrapagem
                                                    seguros                    (ESP)                 Assistência
                                                    (ABS)                                          ao motorista*


                                                                                                    Navegação**
           sa, os preços caíram. Durante muitos
           anos, os sistemas de assistência ao
           motorista eram destinados apenas a
           veículos do segmento premium. En-
           tretanto, na medida em que os siste-  * sem assistência de estacionamento e navegação   ** equipamento original
           mas de assistência ao motorista se tor-
           naram mais refinados, eles também se   emergência podem reduzir significativamente tanto o número quanto a gravida-
           estabeleceram rapidamente no mer-  de de acidentes rodoviários.
           cado de grande volume e em automó-
           veis menores. No mercado brasileiro,   Sistema de frenagem de emergência preditivo
           a tecnologia chegou aos veículos da   O sistema de frenagem de emergência preditivo (figura 2), baseado na rede de
           classe Hatch Médio – por exemplo,   sensores de proximidade, junto com o controle eletrônico de estabilidade, é ati-
           o novo Golf da  Volkswagen, ainda   vado logo na partida do veículo e assiste ao motorista em todas as velocidades,
           importado –, trazendo segurança para   dia e noite. O sistema avisa o motorista sobre uma colisão traseira iminente com
           um número bem maior de pessoas.   um carro à frente e o ajuda na frenagem. Ele avisa o motorista logo que o perigo
                                             se torna aparente. Caso o motorista não reaja ao aviso sonoro, o sistema aciona
           Sistemas de assistência           brevemente os freios e, então, freia parcial e automaticamente.
           ao motorista                         Se o acidente for inevitável, a frenagem automática total pode, pelo menos, re-
           Os sistemas de assistência ao motoris-  duzir a velocidade de impacto. Os dados do sensor podem ser usados para adaptar
           ta monitoram os arredores do veículo   com precisão a força de frenagem em vista do acidente em questão. Segundo o
           usando sensores como radar, vídeo e   instituto alemão GIDAS, seu banco de dados de acidentes mostra que o sistema
           ultrassom e interpretam as informa-  de frenagem de emergência tem um potencial para evitar mais de 70 % das coli-
           ções. Uma vez que os sensores estejam   sões contra traseira que causam ferimentos.
           a bordo, eles podem oferecer muitas
           funções. Por exemplo, uma câmera que   Controle automático de cruzeiro adaptativo
           detecta as faixas da pista pode também   Dirigir em um tráfego pesado exige um alto nível de concentração. O contro-
           registrar sinalização de tráfego. Eles   le automático de cruzeiro adaptativo (ACC) auxilia ativamente o motorista a
           aumentam o conforto ao dirigir, as-  manter uma distância segura do veículo à frente e adapta a velocidade escolhida
           sumindo tarefas de condução que são   pelo motorista ao fluxo do tráfego, como nas viagens longas ou em autoestradas
           consideradas monótonas e entediantes   (figura 3), permitindo um fluxo de tráfego harmonioso. Além disso, o projeto
           pelos motoristas, oferecendo auxílio   euroFOT (European Field Operational Test), como parte do programa de ação
           em situações complexas e críticas que   europeu 2011–2020, mostrou que o ACC, combinado com um sistema de aviso
           exigem uma ação rápida e segura.   de colisão à frente, poderia reduzir o número de incidentes na estrada que exigem
             Os sistemas de assistência ao mo-  uma frenagem brusca em 67% e a incidência de proximidade excessiva do veículo
           torista são particularmente ativos em   à frente, em 73%.
           situações críticas. Os bancos de dados   O motorista seleciona a velocidade desejada e define a distância que deve ser
           de análises de acidentes mostram que   mantida em relação ao carro à frente. Essa separação pode ser definida em várias
           o controle eletrônico de estabilidade e   distâncias, de acordo com a situação do tráfego e o estilo de condução individual.
           o sistema automático de frenagem de   O motorista pode ignorar ou desativar a função a qualquer momento. Um sensor


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