Page 35 - Revista EAA - Edição 63
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CONTROLE DOS SISTEMAS DE CHASSI / ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA
Crescimento do mercado para funções de segurança e conforto
Taxa de instalação mundial
Frenagem Assistência de
e comando Controle estacionamento
de direção anti-derrapagem
seguros (ESP) Assistência
(ABS) ao motorista*
Navegação**
sa, os preços caíram. Durante muitos
anos, os sistemas de assistência ao
motorista eram destinados apenas a
veículos do segmento premium. En-
tretanto, na medida em que os siste- * sem assistência de estacionamento e navegação ** equipamento original
mas de assistência ao motorista se tor-
naram mais refinados, eles também se emergência podem reduzir significativamente tanto o número quanto a gravida-
estabeleceram rapidamente no mer- de de acidentes rodoviários.
cado de grande volume e em automó-
veis menores. No mercado brasileiro, Sistema de frenagem de emergência preditivo
a tecnologia chegou aos veículos da O sistema de frenagem de emergência preditivo (figura 2), baseado na rede de
classe Hatch Médio – por exemplo, sensores de proximidade, junto com o controle eletrônico de estabilidade, é ati-
o novo Golf da Volkswagen, ainda vado logo na partida do veículo e assiste ao motorista em todas as velocidades,
importado –, trazendo segurança para dia e noite. O sistema avisa o motorista sobre uma colisão traseira iminente com
um número bem maior de pessoas. um carro à frente e o ajuda na frenagem. Ele avisa o motorista logo que o perigo
se torna aparente. Caso o motorista não reaja ao aviso sonoro, o sistema aciona
Sistemas de assistência brevemente os freios e, então, freia parcial e automaticamente.
ao motorista Se o acidente for inevitável, a frenagem automática total pode, pelo menos, re-
Os sistemas de assistência ao motoris- duzir a velocidade de impacto. Os dados do sensor podem ser usados para adaptar
ta monitoram os arredores do veículo com precisão a força de frenagem em vista do acidente em questão. Segundo o
usando sensores como radar, vídeo e instituto alemão GIDAS, seu banco de dados de acidentes mostra que o sistema
ultrassom e interpretam as informa- de frenagem de emergência tem um potencial para evitar mais de 70 % das coli-
ções. Uma vez que os sensores estejam sões contra traseira que causam ferimentos.
a bordo, eles podem oferecer muitas
funções. Por exemplo, uma câmera que Controle automático de cruzeiro adaptativo
detecta as faixas da pista pode também Dirigir em um tráfego pesado exige um alto nível de concentração. O contro-
registrar sinalização de tráfego. Eles le automático de cruzeiro adaptativo (ACC) auxilia ativamente o motorista a
aumentam o conforto ao dirigir, as- manter uma distância segura do veículo à frente e adapta a velocidade escolhida
sumindo tarefas de condução que são pelo motorista ao fluxo do tráfego, como nas viagens longas ou em autoestradas
consideradas monótonas e entediantes (figura 3), permitindo um fluxo de tráfego harmonioso. Além disso, o projeto
pelos motoristas, oferecendo auxílio euroFOT (European Field Operational Test), como parte do programa de ação
em situações complexas e críticas que europeu 2011–2020, mostrou que o ACC, combinado com um sistema de aviso
exigem uma ação rápida e segura. de colisão à frente, poderia reduzir o número de incidentes na estrada que exigem
Os sistemas de assistência ao mo- uma frenagem brusca em 67% e a incidência de proximidade excessiva do veículo
torista são particularmente ativos em à frente, em 73%.
situações críticas. Os bancos de dados O motorista seleciona a velocidade desejada e define a distância que deve ser
de análises de acidentes mostram que mantida em relação ao carro à frente. Essa separação pode ser definida em várias
o controle eletrônico de estabilidade e distâncias, de acordo com a situação do tráfego e o estilo de condução individual.
o sistema automático de frenagem de O motorista pode ignorar ou desativar a função a qualquer momento. Um sensor
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