Page 38 - Revista EAA - Edição 63
P. 38
TECNOLOGIA
Leveza e precisão ao extremo
SISTEMA DE DIREÇÃO VOLVO DYNAMIC STEERING ELIMINA
O ESFORÇO DO MOTORISTA NAS MANOBRAS E MANTÉM
AUTOMATICAMENTE O CAMINHÃO RODANDO EM LINHA RETA,
PARA FRENTE OU PARA TRÁS FABIO OMETTO
Criado para reduzir significativamente a força exigida dos braços de quem dirige Incorporado à lista de opcionais
veículos pesados – que além do desgaste físico, provoca dores nos ombros e nas da marca no ano passado, o Volvo
costas, as quais podem abreviar o tempo de serviço destes profissionais – o Volvo Dynamic Steering teve suas poten-
Dynamic Steering (VDS, Direção Dinâmica da Volvo) é um avançado sistema cialidades extremas demonstradas em
de direção com assistência elétrica da divisão de comerciais da marca sueca. dois vídeos de divulgação tão impres-
Segundo a empresa, o VDS reduz o esforço físico do motorista em até 85% sionantes quanto criativos, disponíveis
nas manobras e corrige eletronicamente os desvios laterais do veículo em veloci- na internet. No primeiro, chamado
dades elevadas, facilitando a dirigibilidade em qualquer situação de uso, seja no “The Hamster Stunt” (O Hamster
pátio, nas rodovias ou mesmo à ré. O mecanismo também centraliza de maneira Acrobata), as propriedades do sistema
autônoma o volante de direção em todas as situações, inclusive quando movi- são colocadas em teste ao possibilitar
mentado para trás, poupando ainda mais o trabalho braçal de quem passa horas que um roedor de apenas 175 g mano-
e horas dirigindo. bre o caminhão, dentro na área de uma
“Essas inovações podem reduzir os danos desgaste para os motoristas e con- pedreira localizada na Espanha. Um
tribuir para a diminuição das estatísticas de doenças. Do ponto de vista profis- apoio circular especialmente desenha-
sional, elas podem prolongar a sua carreira ativa. E se você estiver menos cansado do para o hamster foi fixado no volan-
após oito ou nove horas de direção, haverá menos acidentes”, analisa o engenheiro te e um motorista acionou o acelerador
sênior Jan-Inge Svensson. e os freios, enquanto fazia com que o
roedor esterçasse para a direita ou para
esquerda, atraindo-o com uma cenou-
ra. O filme mostra como o imenso ve-
ículo é conduzido fácil e seguramente,
através do sinuoso e estreito caminho.
No segundo, chamado “The Epic
Split” (A Separação Épica), estrelado
pelo ator Jean-Claude Van Damme, o
foco é a estabilidade direcional. Nele,
dois caminhões são conduzidos em
marcha à ré, enquanto o astro do cine-
ma exercita meditação, apoiando um
pé em cada veículo, sobre os suportes
dos retrovisores externos. No início,
Conforto: sistema VDS reduz em
até 85% o esforço do motorista FOTOS DIVULGAÇÃO
nas manobras a baixa velocidade
38