Page 37 - Revista EAA - Edição 63
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Figura 4












































           Quando esse sistema for usado junto   variedade de funções de luz. A função  A detecção de sonolência
           com um sistema de navegação, o pró-  de ativação de farol alto permite que  analisa o comportamento do
           ximo local onde o condutor pode fazer   os motoristas o utilizem com a maior  motorista para identificar as
           uma pausa pode ser mostrado, como   frequência possível, sem precisar ativá-  fases em que ele faz correções
           uma área de repouso ou uma parada   -los ou baixá-los manualmente. Se  de volante subitamente
           em algum estabelecimento na estrada.   a função não detectar nenhum outro
           Ao respeitar os avisos, o motorista evi-  carro, mesmo à frente, ela ativará o fa-
           ta acidentes de qualquer natureza cau-  rol alto. Entretanto, se um automóvel for detectado, o farol alto será desativado
           sados pelo cansaço.               novamente. O assistente de farol alto e as funções dinâmicas de controle de luz
                                             fornecem as informações necessárias para garantir a melhor visualização possível
           Controle inteligente dos faróis   sem ofuscar ou incomodar os outros condutores.
           A função de controle inteligente dos   Hoje, os sistemas de assistência são projetados para auxiliar o motorista,
           faróis (figura 5) torna o dirigir à noite   aumentando a segurança e o conforto. No futuro, esses sistemas serão capazes
           mais seguro e confortável. Ela garante   de analisar situações de tráfego ainda mais complexas e agir independente-
           a iluminação ideal da via usando uma   mente ou só como auxílio a quem está dirigindo. O fato é que cada função
           câmera de vídeo para medir a luz do   inovadora abre o caminho para um dirigir totalmente automatizado e, melhor,
           ambiente e estimar a distância dos ve-  livre de acidentes.                                       ■
           ículos e do tráfego à frente. Esses da-
                                                *Alexandre Pagotto é Chefe de Marketing, especialista em Segurança Veicular e Assistência
           dos são usados para implementar uma   ao Condutor da Bosch e membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE BRASIL


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