Page 37 - Revista EAA - Edição 63
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Figura 4
Quando esse sistema for usado junto variedade de funções de luz. A função A detecção de sonolência
com um sistema de navegação, o pró- de ativação de farol alto permite que analisa o comportamento do
ximo local onde o condutor pode fazer os motoristas o utilizem com a maior motorista para identificar as
uma pausa pode ser mostrado, como frequência possível, sem precisar ativá- fases em que ele faz correções
uma área de repouso ou uma parada -los ou baixá-los manualmente. Se de volante subitamente
em algum estabelecimento na estrada. a função não detectar nenhum outro
Ao respeitar os avisos, o motorista evi- carro, mesmo à frente, ela ativará o fa-
ta acidentes de qualquer natureza cau- rol alto. Entretanto, se um automóvel for detectado, o farol alto será desativado
sados pelo cansaço. novamente. O assistente de farol alto e as funções dinâmicas de controle de luz
fornecem as informações necessárias para garantir a melhor visualização possível
Controle inteligente dos faróis sem ofuscar ou incomodar os outros condutores.
A função de controle inteligente dos Hoje, os sistemas de assistência são projetados para auxiliar o motorista,
faróis (figura 5) torna o dirigir à noite aumentando a segurança e o conforto. No futuro, esses sistemas serão capazes
mais seguro e confortável. Ela garante de analisar situações de tráfego ainda mais complexas e agir independente-
a iluminação ideal da via usando uma mente ou só como auxílio a quem está dirigindo. O fato é que cada função
câmera de vídeo para medir a luz do inovadora abre o caminho para um dirigir totalmente automatizado e, melhor,
ambiente e estimar a distância dos ve- livre de acidentes. ■
ículos e do tráfego à frente. Esses da-
*Alexandre Pagotto é Chefe de Marketing, especialista em Segurança Veicular e Assistência
dos são usados para implementar uma ao Condutor da Bosch e membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE BRASIL
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