Page 36 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA





                                                                               Quando o veículo à frente acelerar ou
            Figura 2                                                           deixar a pista, o ACC retoma a veloci-
           Baseado na rede de sensores                                         dade selecionada pelo motorista.
           de proximidade, o sistema
           de frenagem de emergência                                           Detecção de sonolência
           preditivo é ativado logo na                                         do motorista
           partida do veículo                                                  A condução monótona é particular-
                                                                               mente cansativa e pode levar rapida-
                                                                               mente a uma perda de concentração. A
                                                                               transição entre estar cansado e cochilar
                                                                               é sutil e, geralmente, não é percebida
                                                                               pelo motorista. Cansaço e cochilos ao
                                                                               volante são causas frequentes de aci-
                                                                               dentes graves.
                                                                                  A influência do cansaço em aciden-
                                                                               tes foi demonstrada em vários estudos.
                                                                               Em 2010, a Associação de Automóvel
                                                                               Americana (AAA) publicou uma aná-
                                                                               lise baseada em dados de acidentes co-
           de proximidade monitora a situação de condução à frente do veículo. Baseado   letados pela Administração Nacional
           nesses dados, o ACC pode detectar outros automóveis, calculando a distância,   de Segurança de Tráfego em Rodovias
           direção e velocidade relativa do veículo à frente.                  (NHTSA), mostrando que motoristas
             Além disso, o ACC prediz o curso de seu próprio veículo e, assim, pode de-  muito cansados ao volante representa-
           cidir se algum dos carros à frente é relevante para o controle de distância. Quan-  vam 17% de todos os acidentas fatais
           do um automóvel em movimento mais lento é detectado à frente, ele adapta a   nos EUA.
           velocidade e mantém a distância mínima automaticamente: em diferenças de   A perda de concentração e o can-
           velocidade pequenas, reduz a aceleração e em diferenças de velocidade maiores,   saço prejudicam o comportamento ao
           freia moderadamente o veículo, por meio do controle eletrônico de estabilidade.   dirigir e reduzem o tempo de reação
                                                                               do motorista: as habilidades motoras
                                                                               são comprometidas, a precisão ao diri-
           Figura 3  O controle automático de cruzeiro adaptativo              gir diminui e o motorista tem que fa-
                     (ACC) mantém distância segura do veículo à                zer correções com mais frequência. A
                     frente e adapta a velocidade escolhida pelo               detecção de sonolência (figura 4) ana-
                     motorista ao fluxo do tráfego                              lisa continuamente o comportamento
                                                                               do motorista ao dirigir para identificar
                                                                               as fases em que o condutor não dirige
                                                                               por um breve momento, mas subita-
                                                                               mente faz a correção.
                                                                                  O controle de sonolência combina
                                                                               a frequência e a força dessas reações
                                                                               com outros dados, tais como velocida-
                                                                               de do veículo, hora do dia e uso de pa-
                                                                               drões do piscar de olhos para calcular
                                                                               um índice de cansaço. Se esse índice
                                                                               for superior a um valor predefinido, o
                                                                               motorista é avisado por um sinal visual
                                                                               e/ou sonoro de que está cansado e que
                                                                               corre o risco de cochilar no volante.


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