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Luiz Rosenfeld e Sabrina Proença                                     Lázaro Azêdo
           MOTOSPORT                                                           ta muito dessas competições. Para o piloto
                                                                               Reinaldo Varella, que já participou de pro-
           Lama, terra e velocidade                                            vas no Brasil e no exterior, usar as corridas
                                                                               como laboratório, tanto técnico como pes-
                                                                               soal, são as melhores coisas do off-road.
                                                                               “Levo experiências da corrida para a minha
           O Brasil tem 1.610.081 km de vias, mas apenas 12% delas são         empresa e vice-versa. Estar numa compe-
           asfaltadas, o que torna o país um enorme laboratório para           tição envolve muitas questões de organi-
                                                                               zação, aprendizagem e paciência”, disse o
           veículos off-road e aumenta a atratividade das competições          piloto que tem mais de 32 anos de rali.
                                                                                  O  também  piloto  e  preparador  da
                                                                               Território 4x4 da Ford, Edu Piano, concor-
                                                                               da  com  Varella,  principalmente  na  parte
                                                                               técnica. “É na prática dos ralis que pode-
                                                                               mos  testar  as  novidades tecnológicas  e
                                                                               até mesmo ajudar a aperfeiçoá-las. Ainda
                                                                               continua sendo muito complicado a tarefa
                                                                               de manter o carro, a equipe... Estou nesse
                                                                               segmento há mais de 20 anos”, concluiu.
                                                                                  Além de veículos, motos e caminhões,
                                                                               os participantes do Painel Motorsport
                                                                               também destacaram a entrada das UTVs
           Edu Piano e Reinaldo Varella                                        (sigla para veículos utilitários de terra) nas
                                                                               competições. “Apesar de ter sido implan-
              m dos grandes atrativos automobilís-  senfeld, presidente da Suzuki e ex-piloto.  tada há pouco tempo, a categoria UTV
          Uticos do Brasil é, sem dúvida, as com-  As provas amadoras se mostram uma   vem apresentando crescente número de
           petições off-road, tanto profissionais como   importante porta de entrada para as com-  participantes e recebe, inclusive, migração
           amadoras. De acordo com Lázaro Azêdo,   petições profissionais. Sabrina Proença,   de pilotos que se apresentavam em outras
           mediador do painel Motorsport, se unís-  organizadora da Dunas Racer, responsá-  divisões,  atraindo sempre  a  atenção  dos
           semos todas as provas, teríamos no rali a   vel pelo Rally dos Sertões, vê essas ações   espectadores”,  contou  Sabrina  Proença.
           maior  categoria  de  competição  do  país:   acontecerem na prática. “O Rally dos Ser-  Para a organizadora, esse tipo de veículo
           “Os eventos amadores fomentam cada vez   tões tem como características desbravar   oferece a liberdade da moto, mas também
           mais os profissionais e vemos um grande   o Brasil e levar os competidores a lugares   mais segurança e por isso vem crescendo
           crescimento desse segmento”.      inexplorados. Neste ano, mudamos o per-  cada vez mais.
             Uma das fabricantes  que investe no   curso, que saiu de Goiânia e foi ao Sul do   Mas, mesmo com a entrada de novos
           segmento amador é a Suzuki, com o seu   país. Essa ação nos rendeu muito mais ins-  veículos,  os veículos  automotores ainda
           rali de regularidade Suzuki Adventure.   critos – para 2016 já temos mais de 70 pilo-  serão os principais destaques dos ralis. “Só
           “Atualmente 30% dos veículos no país são   tos (em todas as categorias)”, comemorou.  precisamos usar melhor esse laboratório a
           off-road e trazer o cliente para uma experi-  Mas não é só para o cliente final que o   céu aberto e conseguir mais visibilidade na
           ência de rali é promover essa categoria que   mundo dos ralis está abrindo as portas. A   mídia para essas competições”, encerrou
           ainda tem muito a crescer”, disse Luiz Ro-  categoria profissional também se aprovei-  Rosenfeld.   [CM, DS, PL e SP] n

                                                                                                           37
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