Page 38 - Revista EAA - Edição 67
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INTERNACIONAL
Revolução em andamento
Desafios técnicos e comerciais, tanto locais
como globais, precisam ser solucionados para
que a indústria esteja preparada para o futuro
Painel Internacional é um dos en- vez na história, isso está mudando. Só empresas de tecnologia. Na China, esse
O contros mais esperados pelos en- nos Estados Unidos são 76 alternativas número é de 74%. O brasileiro aparece
genheiros da SAE BRASIL pela oportuni- existentes de motores e estamos falan- em terceiro lugar, com 63% de aceitação”.
dade que têm para conhecer soluções e do de híbridos, elétricos e, mais recente- De acordo com o Professor Dr. Fer-
ações desenvolvidas de maneira global. mente, células de hidrogênio.” dinand Panik, chefe do Instituto de Sus-
“A indústria da mobilidade precisa lidar Para Oge, esse cenário é ideal para tentabilidade, Energia e Mobilidade de
com muitos desafios, como a redução do novas matrizes de carros mais limpos. Berlim, as fabricantes precisam estar
consumo de energias, questões políticas “Isso gerará uma demanda que fará com atentas às mudanças de matriz ener-
locais e novas tecnologias e necessida- que, até 2020, o veículo elétrico custe o gética. “O exemplo do Prius, da Toyota,
des de consumo. Debater sobre novos mesmo que o carro com motor a com- mostra o potencial dos veículos híbridos.
processos é essencial para que esteja- bustão.” O executivo também chamou a Sua primeira geração foi lançada no mer-
mos preparados para o futuro”, afirmou atenção para a entrada de novos atores cado japonês em 1997. Ele foi o primei-
Horst Bergmann, diretor aposentado da no mercado como Google, Apple e Tes- ro produzido em série. Em 2001, o carro
Mercedes-Benz e mediador do evento. la: “Os dois primeiros não são fabricantes foi apresentado mundialmente. Isso fez
O presidente da SAE Internacional de veículos, mas podem se tornar con- com que sua terceira geração, introduzi-
para 2016, Cuneyt L.Oge, abriu a apresen- correntes na era do carro conectado ou da em 2009, atingisse 1 milhão de unida-
tação falando um pouco sobre o futuro mesmo do carro compartilhado”, expli- des vendidas até setembro de 2011. Em
da indústria: “Diversos fatores vão ala- cou. No encontro, Oge também apresen- outubro de 2012, as vendas do modelo
vancar mudanças em nosso setor e mui- tou uma pesquisa que demonstra a força convencional atingiram um total de 2,8
tos deles estão ligados à energia. Nos úl- que essas duas marcas teriam se entras- milhões de unidades. Agora, a empresa
timos 50 anos, falamos sobre a evolução sem no setor: “81% dos entrevistados na lança a quarta geração do híbrido, que
dos motores a combustão. Pela primeira Índia comprariam carros fabricados por já acumula quase 7 milhões de unidades
FOTOS DANIEL DEÁK
Horst Bergmann Cuneyt L.Oge Prof. Dr. Ferdinand Panik Joerg Ohlsen
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