Page 41 - Revista EAA - Edição 67
P. 41

DUAS RODAS                                                          evitar acidentes o ideal é usar apenas o
                                                                               freio traseiro. Esse é um mito. Da mesma
           Motos melhores                                                      forma, a moto não vai empinar a traseira
                                                                               quando você usa o freio dianteiro. A maio-
                                                                               ria das motos tem sistema de freio a disco
                                                                               mais facilmente modulável, mais eficiente
           Seja por força da legislação ou da demanda                          e que evita que o tranco inicial da frena-
           natural do mercado, os brasileiros conquistam                       gem seja transmitido pelo sistema”.
                                                                                  O CBS, explicou o executivo, faz com
           motos menos poluentes e mais seguras                                que a frenagem pelo pedal seja distribu-
                                                                               ída também à roda dianteira, tornando a
              lgumas evoluções tecnológicas - atu-  mola. Já o cânister ganhou filtro de car-  parada mais efetiva. Testes do sistema no
           Aalmente aplicadas às motocicletas -   vão ativado”.                instituto Mauá de Tecnologia mostram
           foram temas abordados durante do Painel   Também é por força de lei (Resolução   vantagens claras no uso desse sistema.
           Duas Rodas do Congresso. “Em sintonia   Contran número 509, de 27 de novembro   “Uma moto comum, a 60 km/h, usando
           com o cenário mundial de preservação do   de 2014) que a as motos incorporarão obri-  apenas o freio traseiro, precisaria de 38
           meio ambiente, as tecnologias nacionais   gatoriamente, a partir do ano que vem, sis-  metros para parar. Com o sistema CBS,
           para o setor estão sempre evoluindo para   temas de frenagem antitravamento, como   essa distância é reduzida para 28 metros.
           contribuir com a redução de emissões de   ABS, e combinado, o CBS. Alfredo Guedes   Já quando são acionados os dois freios, as
           gases  e  evaporativas”,  explicou  Henrique   Júnior, supervisor da Honda, que falou no   distâncias seriam de 22 metros com siste-
           Tunes, instrutor técnico da Yamaha.   Painel sobre a evolução tecnológica dos   mas de freios convencionais e 20 metros
             O controle de emissões evaporativas e   freios, explicou a diferença dos dois siste-  com sistema CBS.”
           pelo escapamento, feito com base no Pro-  mas e comemorou a decisão do governo:   Nessa  evolução,  os  pneus  também
           mot (Programa de Controle da Poluição do   “Muitos motociclistas acreditam que para   passam por transformações. Mas alterar
           Ar por Ciclomotores, Motociclos e Simila-
           res), que teve sua primeira fase instaurada
           em 2003, chega, em janeiro de 2016, à se-
           gunda etapa do Promot 4.
             Com índices cada vez mais restritos
           de emissões, muitas mudanças precisa-
           ram ser feitas. Para cumprir essa nova
           fase do programa, explicou Tunes, o tan-
           que passou a ser feito de polímero HDPE
           fluoretado: “A camada de flúor impede
           que os hidrocarbonetos se emanem.
           Além disso, a tampa do tanque de com-
           bustível recebeu válvula de retenção e   Renato Linke, Cícero Lima e Samuel Santana Barbosa

                                                                               um pneu não é um desafio tão simples,
                                                                               contou Samuel Santana Barbosa, geren-
                                                                               te de desenvolvimento de produto para
                                                                               motocicleta da Pirelli.  “Muitos  quesitos,
                                                                               como consumo de combustível, confor-
                                                                               to, frenagem, ruído, aderência, custo,
                                                                               tração, impacto, entre outros tantos, pre-
                                                                               cisam ser considerados.”
                                                                                  Também participaram do evento os
                                                                               mediadores Cícero Lima, editor da Infomo-
                                                                               to, e Renato Linke, da Cetesb. “Temos tudo
                                                                               para já cumprir as determinações da nova
                                                                               norma Promot, com níveis de emissões
                                                             Henrique Tunes e   que a Europa só deve adotar daqui uns cin-
                                                        Alfredo Guedes Júnior,   co anos.”      [CM, DS, PL e SP] n

                                                                                                           41
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46