Page 41 - Revista EAA - Edição 67
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DUAS RODAS evitar acidentes o ideal é usar apenas o
freio traseiro. Esse é um mito. Da mesma
Motos melhores forma, a moto não vai empinar a traseira
quando você usa o freio dianteiro. A maio-
ria das motos tem sistema de freio a disco
mais facilmente modulável, mais eficiente
Seja por força da legislação ou da demanda e que evita que o tranco inicial da frena-
natural do mercado, os brasileiros conquistam gem seja transmitido pelo sistema”.
O CBS, explicou o executivo, faz com
motos menos poluentes e mais seguras que a frenagem pelo pedal seja distribu-
ída também à roda dianteira, tornando a
lgumas evoluções tecnológicas - atu- mola. Já o cânister ganhou filtro de car- parada mais efetiva. Testes do sistema no
Aalmente aplicadas às motocicletas - vão ativado”. instituto Mauá de Tecnologia mostram
foram temas abordados durante do Painel Também é por força de lei (Resolução vantagens claras no uso desse sistema.
Duas Rodas do Congresso. “Em sintonia Contran número 509, de 27 de novembro “Uma moto comum, a 60 km/h, usando
com o cenário mundial de preservação do de 2014) que a as motos incorporarão obri- apenas o freio traseiro, precisaria de 38
meio ambiente, as tecnologias nacionais gatoriamente, a partir do ano que vem, sis- metros para parar. Com o sistema CBS,
para o setor estão sempre evoluindo para temas de frenagem antitravamento, como essa distância é reduzida para 28 metros.
contribuir com a redução de emissões de ABS, e combinado, o CBS. Alfredo Guedes Já quando são acionados os dois freios, as
gases e evaporativas”, explicou Henrique Júnior, supervisor da Honda, que falou no distâncias seriam de 22 metros com siste-
Tunes, instrutor técnico da Yamaha. Painel sobre a evolução tecnológica dos mas de freios convencionais e 20 metros
O controle de emissões evaporativas e freios, explicou a diferença dos dois siste- com sistema CBS.”
pelo escapamento, feito com base no Pro- mas e comemorou a decisão do governo: Nessa evolução, os pneus também
mot (Programa de Controle da Poluição do “Muitos motociclistas acreditam que para passam por transformações. Mas alterar
Ar por Ciclomotores, Motociclos e Simila-
res), que teve sua primeira fase instaurada
em 2003, chega, em janeiro de 2016, à se-
gunda etapa do Promot 4.
Com índices cada vez mais restritos
de emissões, muitas mudanças precisa-
ram ser feitas. Para cumprir essa nova
fase do programa, explicou Tunes, o tan-
que passou a ser feito de polímero HDPE
fluoretado: “A camada de flúor impede
que os hidrocarbonetos se emanem.
Além disso, a tampa do tanque de com-
bustível recebeu válvula de retenção e Renato Linke, Cícero Lima e Samuel Santana Barbosa
um pneu não é um desafio tão simples,
contou Samuel Santana Barbosa, geren-
te de desenvolvimento de produto para
motocicleta da Pirelli. “Muitos quesitos,
como consumo de combustível, confor-
to, frenagem, ruído, aderência, custo,
tração, impacto, entre outros tantos, pre-
cisam ser considerados.”
Também participaram do evento os
mediadores Cícero Lima, editor da Infomo-
to, e Renato Linke, da Cetesb. “Temos tudo
para já cumprir as determinações da nova
norma Promot, com níveis de emissões
Henrique Tunes e que a Europa só deve adotar daqui uns cin-
Alfredo Guedes Júnior, co anos.” [CM, DS, PL e SP] n
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