Page 39 - Revista EAA - Edição 67
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André Tunkers Dr. Holger Jené Eric J. Degenfelder
em circulação pelo mundo. É preciso se- Tecnologia também
guir esse mesmo caminho.” na linha de produção
Panik ressaltou que esse processo Os executivos que participaram do Painel
de ascensão iniciado pela Toyota será Internacional também discutiram sobre
a grande ”vedete” dos próximos anos e como usar a tecnologia em prol de uma
deve ser seguido: “A GM já trabalha com maior produtividade em seus segmentos.
o Volt, assim como outras marcas. É pre- André Tunkers, presidente e proprie-
ciso mudar já antes que se perca espaço tário da Tunkers CO, chamou a atenção
para novos participantes”, alertou. para as complexidades das instalações
A busca de novas matrizes energéti- industriais e prazos. “Antigamente, os
cas remete a outras necessidades, como prazos para novos projetos eram de 10
a de reduzir o peso e tamanho dos com- semanas; atualmente são duas, e para re-
ponentes automobilísticos – o downzing. solver essa equação, podemos usar a tec-
O presidente-executivo da EDAG, Joerg nologia de automação em 3D para criar
Ohlsen, levou para o debate as soluções soluções rápidas e eficientes.” Roberto Cortes
que a empresa está desenvolvendo: “Fo- De acordo o Dr. Holger Jené, exceuti-
mos buscar na natureza inspiração para vo-chefe da Formel D, também é neces- para acompanhar as tendências globais e
trazer à indústria. Encontramos exem- sário pensar na qualidade ao longo da trabalhar de forma local e com sustenta-
plos muito interessantes, como os ossos cadeia produtiva. “Esse é um momento bilidade. Para isso investimos em produ-
de uma tartaruga, que são, apesar de desafiador para a economia brasileira, tos mais tecnológicos e, principalmente,
mais leves, muito resistentes. É assim que mas sabemos que o futuro nos reserva no acabamento de processos”, explicou
devem ser os novos produtos”. bons resultados. Este é o momento de Eric J. Degenfelder, gerente global da
Da teoria para a prática, o executi- repensarmos a produção e desenvol- empresa para Fabricantes.
vo apresentou o veículo conceito Light vermos produtos mais sustentáveis”. O Falando em produtos sustentáveis,
Cocoon. “Em 2014, desenvolvemos o executivo ressaltou ainda que é preciso Roberto Cortes, presidente da MAN Latin
conceito Gênesis. Foi uma indicação reforçar os programas do tipo ”erro zero” America, também mostrou seus exemplos.
clara da direção em que as coisas estão nas linhas de produção, que devem con- Segundo o executivo, pensar e desenvol-
caminhando e que comprova que os car- tar com uma administração e estratégias ver veículos de acordo com o mercado é
ros podem ser feitos de forma diferente sustentáveis para o futuro. um dos caminhos para manter o negócio
e mais eficiente se colocarmos a nossa É isso que a Axalta está tentando im- equilibrado: “Ao mudar o processo tradi-
confiança na evolução tecnológica de plementar em sua linha global de revesti- cional de produção para um modular, con-
impressão 3D. O Light Cocoon tem uma mentos e pintura automobilística. “Aten- seguimos produtos focados para mais de
construção leve, graças ao uso de dife- demos 200 unidades fabris pelo mundo 300 especificações, além de aumentar as
rentes materiais em seu exterior.” (ao todo existem 700) e criamos soluções vendas”, contou Cortes. [CM, DS, PL e SP] n
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