Page 39 - Revista EAA - Edição 67
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André Tunkers                                      Dr. Holger Jené          Eric J. Degenfelder
           em circulação pelo mundo. É preciso se-  Tecnologia também
           guir esse mesmo caminho.”         na linha de produção
             Panik ressaltou que esse processo   Os executivos que participaram do Painel
           de ascensão iniciado pela Toyota será   Internacional também discutiram sobre
           a grande ”vedete” dos próximos anos e   como usar a tecnologia em prol de uma
           deve ser seguido: “A GM já trabalha com   maior produtividade em seus segmentos.
           o Volt, assim como outras marcas. É pre-  André Tunkers, presidente e proprie-
           ciso mudar já antes que se perca espaço   tário da Tunkers CO, chamou a atenção
           para novos participantes”, alertou.   para as complexidades das instalações
             A busca de novas matrizes energéti-  industriais e prazos. “Antigamente, os
           cas remete a outras necessidades, como   prazos para novos projetos eram de 10
           a de reduzir o peso e tamanho dos com-  semanas; atualmente são duas, e para re-
           ponentes automobilísticos – o downzing.   solver essa equação, podemos usar a tec-
           O presidente-executivo da EDAG, Joerg   nologia de automação em 3D para criar
           Ohlsen, levou para o debate as soluções   soluções rápidas e eficientes.”   Roberto Cortes
           que a empresa está desenvolvendo: “Fo-  De acordo o Dr. Holger Jené, exceuti-
           mos buscar na natureza inspiração para   vo-chefe da Formel D, também é neces-  para acompanhar as tendências globais e
           trazer à indústria. Encontramos exem-  sário pensar na qualidade ao longo da   trabalhar de forma local e com sustenta-
           plos muito interessantes, como os ossos   cadeia produtiva. “Esse é um momento   bilidade. Para isso investimos em produ-
           de uma tartaruga, que são, apesar de   desafiador para a economia brasileira,   tos mais tecnológicos e, principalmente,
           mais leves, muito resistentes. É assim que   mas sabemos que o futuro nos reserva   no acabamento de processos”, explicou
           devem ser os novos produtos”.     bons resultados. Este é o momento de   Eric  J. Degenfelder,  gerente  global  da
             Da teoria para a prática, o executi-  repensarmos a produção e desenvol-  empresa para Fabricantes.
           vo apresentou o veículo conceito Light   vermos produtos mais sustentáveis”. O   Falando  em  produtos  sustentáveis,
           Cocoon. “Em 2014, desenvolvemos o   executivo ressaltou ainda que é preciso   Roberto Cortes, presidente da MAN Latin
           conceito  Gênesis. Foi uma indicação   reforçar os programas do tipo ”erro zero”   America, também mostrou seus exemplos.
           clara da direção em que as coisas estão   nas linhas de produção, que devem con-  Segundo o executivo, pensar e desenvol-
           caminhando e que comprova que os car-  tar com uma administração e estratégias   ver veículos de acordo com o mercado é
           ros podem ser feitos de forma diferente   sustentáveis para o futuro.  um dos caminhos para manter o negócio
           e mais eficiente se colocarmos a nossa   É isso que a Axalta está tentando im-  equilibrado: “Ao mudar o processo tradi-
           confiança na evolução tecnológica de   plementar em sua linha global de revesti-  cional de produção para um modular, con-
           impressão 3D. O Light Cocoon tem uma   mentos e pintura automobilística. “Aten-  seguimos produtos focados para mais de
           construção leve, graças ao uso de dife-  demos 200 unidades fabris pelo mundo   300 especificações, além de aumentar as
           rentes materiais em seu exterior.”  (ao todo existem 700) e criamos soluções   vendas”, contou Cortes.   [CM, DS, PL e SP] n

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