Page 21 - Revista EAA - Edição 73
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Obs: “Thermal           Os sinais controlados são:
                               Fechadores de grade             Management”           v  Temperatura do líquido
                           T.C.C.*   Condensador               é tema, entre           de arrefecimento do motor
                                   Radiador                                          v  Temperatura do óleo
                                                               outros, de um
                         * Trocador   Ventilador elétrico      simpósio anual          do motor
                         de Calor
                         Combinado                             promovido pela        v  Temperatura do óleo
                                          Coletor de   Sensor
                                           admissão   de ECT   SAE INTERNATIONAL       do câmbio
                           Bomba   Líquido   Bloco do motor   termos.   e será tema de
                           d’água
                                          e cabeçote
                                                      elétrico
            Óleo da transmissão  Óleo da   arrefecimento   calor óleo   palestras e painel   v  Velocidade do
                           variável
                                                                                       Os atuadores são:
                                          Trocador
                                                               no próximo
                                          do motor
                                                                                       eletroventilador
                                                               “Simpósio
                        transmissão
                                                      Válvula   Powertrain” da       v  Sistema de abertura a fecha-
                                                                                       mento da grade do carro
                 Aquecedor                            de três   SAE BRASIL entre
                 transmissão      Radiador   Líquido   vias                          v  Válvula controladora do
                                 aquec. cabine   arrefecimento   31/7 e 1/8 de 2017.
                  Válv. Bypass                                                         líquido de arrefecimento
                  Transmissão                                                        v  Válvula de três vias para con-
                                                                                       trole aquecimento da cabine
                                                                 Problemas detonação   v  Bomba de água variável.
                                                   Temperatura Líquido arrefecimento
            Entradas       Atuadores  Circuito  Saídas                                 E os objetivos são:
                   Sistema de                                              Durabilidade   v  Conseguir o rápido aqueci-
                    controle                               Redução economia de comb.   mento dos fluidos
                    térmico                                                          v  Limitar variações de tempe-
                                                                                       ratura em relação aos valores
                                                                                       previstos
                                                                Tempo (s)            v  Reduzir o consumo de
           Figura 8                                                                    energia entregando somente
                                                                                       o arrefecimento necessário

             O foco na integração e sinergia do sistema de refrigera-  Conclusões
           ção com todos os outros sistemas do carro traz a necessidade   v  O calor desperdiçado no motopropulsor é uma
           de se simular o veículo como um todo, a fim de se começar   parte significativa do consumo de combustível de
           o projeto dos componentes já otimizando e considerando o   um veículo e pode ser efetivamente explorado para
           funcionamento de forma integrada. A FCA (Fiat Chrysler   reduzir o consumo total de combustível quando se
           Automobiles) desenvolveu uma metodologia de simulação   usa uma abordagem de sistemas integrados
           que integra softwares proprietários e comerciais de modo a   v  O gerenciamento do calor desperdiçado no moto-
           ter uma simulação completa de todos os fluxos de energia   propulsor (redistribuição) é um passo importante
           do veículo durante o funcionamento, energia térmica, ciné-  para melhorar a eficiência do câmbio (aquecimen-
           tica, elétrica...                                       to rápido) e controlar as temperaturas dos fluidos
             Essa metodologia se chama “Full Vehicle Energy Simu-  do motopropulsor para fazê-lo operar em máxima
           lation Model”, e inclui “scorecards” de desempenho para   eficiência mecânica
           todos os subsistemas. Assim o desempenho de um carro é   v  A distribuição ótima da energia não é intuitiva
           avaliado como um todo, permitindo a otimização conjunta   e requer uma abordagem detalhada de mode-
           de todos os subsistemas para eficiência energética e ao mes-  lagem multidisciplinar, o  “Full  Vehicle Energy
           mo tempo evitando superdimensionamento de sistemas.     Simulation Model”                             n
           Além disso, ele permite também criar e otimizar estratégias
           de controle para o sistema de gerenciamento térmico. Por   Kevin Laboe é da Fiat Chrysler Automobiles (FCA)
           exemplo, no sistema abaixo (figura 8) que tem 5 atuadores   Erlon Rodrigues é da Fiat Chrysler Automobiles
           e 3 sinais para o controle do sistema. Tudo para atingir 3   (FCA) e membro da Comissão de Motores Ciclo Otto
           objetivos ligados à eficiência e confiabilidade.      da SAE BRASIL

           fevereiro/março/abril                                                                            21
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