Page 21 - Revista EAA - Edição 73
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Obs: “Thermal Os sinais controlados são:
Fechadores de grade Management” v Temperatura do líquido
T.C.C.* Condensador é tema, entre de arrefecimento do motor
Radiador v Temperatura do óleo
outros, de um
* Trocador Ventilador elétrico simpósio anual do motor
de Calor
Combinado promovido pela v Temperatura do óleo
Coletor de Sensor
admissão de ECT SAE INTERNATIONAL do câmbio
Bomba Líquido Bloco do motor termos. e será tema de
d’água
e cabeçote
elétrico
Óleo da transmissão Óleo da arrefecimento calor óleo palestras e painel v Velocidade do
variável
Os atuadores são:
Trocador
no próximo
do motor
eletroventilador
“Simpósio
transmissão
Válvula Powertrain” da v Sistema de abertura a fecha-
mento da grade do carro
Aquecedor de três SAE BRASIL entre
transmissão Radiador Líquido vias v Válvula controladora do
aquec. cabine arrefecimento 31/7 e 1/8 de 2017.
Válv. Bypass líquido de arrefecimento
Transmissão v Válvula de três vias para con-
trole aquecimento da cabine
Problemas detonação v Bomba de água variável.
Temperatura Líquido arrefecimento
Entradas Atuadores Circuito Saídas E os objetivos são:
Sistema de Durabilidade v Conseguir o rápido aqueci-
controle Redução economia de comb. mento dos fluidos
térmico v Limitar variações de tempe-
ratura em relação aos valores
previstos
Tempo (s) v Reduzir o consumo de
Figura 8 energia entregando somente
o arrefecimento necessário
O foco na integração e sinergia do sistema de refrigera- Conclusões
ção com todos os outros sistemas do carro traz a necessidade v O calor desperdiçado no motopropulsor é uma
de se simular o veículo como um todo, a fim de se começar parte significativa do consumo de combustível de
o projeto dos componentes já otimizando e considerando o um veículo e pode ser efetivamente explorado para
funcionamento de forma integrada. A FCA (Fiat Chrysler reduzir o consumo total de combustível quando se
Automobiles) desenvolveu uma metodologia de simulação usa uma abordagem de sistemas integrados
que integra softwares proprietários e comerciais de modo a v O gerenciamento do calor desperdiçado no moto-
ter uma simulação completa de todos os fluxos de energia propulsor (redistribuição) é um passo importante
do veículo durante o funcionamento, energia térmica, ciné- para melhorar a eficiência do câmbio (aquecimen-
tica, elétrica... to rápido) e controlar as temperaturas dos fluidos
Essa metodologia se chama “Full Vehicle Energy Simu- do motopropulsor para fazê-lo operar em máxima
lation Model”, e inclui “scorecards” de desempenho para eficiência mecânica
todos os subsistemas. Assim o desempenho de um carro é v A distribuição ótima da energia não é intuitiva
avaliado como um todo, permitindo a otimização conjunta e requer uma abordagem detalhada de mode-
de todos os subsistemas para eficiência energética e ao mes- lagem multidisciplinar, o “Full Vehicle Energy
mo tempo evitando superdimensionamento de sistemas. Simulation Model” n
Além disso, ele permite também criar e otimizar estratégias
de controle para o sistema de gerenciamento térmico. Por Kevin Laboe é da Fiat Chrysler Automobiles (FCA)
exemplo, no sistema abaixo (figura 8) que tem 5 atuadores Erlon Rodrigues é da Fiat Chrysler Automobiles
e 3 sinais para o controle do sistema. Tudo para atingir 3 (FCA) e membro da Comissão de Motores Ciclo Otto
objetivos ligados à eficiência e confiabilidade. da SAE BRASIL
fevereiro/março/abril 21