Page 22 - Revista EAA - Edição 73
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TECNOLOGIA           CAPA


                              Etanol, a quarta propulsão



                              Além do Brasil, que fomenta o uso do E100 e conta com 27% de
                              etanol na gasolina, os membros da União Europeia, os Estados Unidos
                              e a China são os países que mais impulsionam o uso de combustíveis
                              renováveis em escala global
                              Fernando de Oliveira Júnior*



                              Em um mundo cada vez mais imprevisível,  matriz energética, passando pela padronização
                              como será o futuro da mobilidade? Entre as di-  da infraestrutura de abastecimento, até a inte-
                              versas megatendências que transformam o setor,  gração com os nossos lares.
                              a tecnologia de propulsão sempre foi a protago-  Chegou, então, a vez da eletromobilidade
                              nista dessa evolução.  E, nos últimos 130 anos,  assumir o papel de protagonista? A propulsão
                              desde a invenção do automóvel moderno por  eletrificada é, sem dúvida, um conceito muito
                              Karl Benz, vivemos sob a hegemonia de com-  eficiente e promissor, principalmente devido à
                              bustíveis líquidos e não renováveis.     simplicidade do sistema em comparação à ar-
                                Mas algumas notícias internacionais têm  quitetura de um motor a combustão interna
                              surpreendido a nossa visão sobre as transfor-  (MCI). Apesar de  contribuir  diretamente na
                              mações nas tecnologias de propulsão.  Visan-  redução de emissão de “CO 2 local” (nos gran-
                              do contribuir com o acordo de Paris de 2015  des  centros  urbanos), existem  alguns desafios
                              (COP21) e reduzir drasticamente as emissões  para que a sua utilização em grande escala seja
                              de dióxido de carbono (CO 2) até 2050, o Con-  realidade. Como, por exemplo, garantir que as
                              selho Federal Alemão votou, em outubro de  etapas do processo de geração de energia elétri-
                              2016, pela proibição da venda de novos mode-  ca não descarreguem mais gases de efeito estufa
          Figura 1.           los automotores a gasolina e a diesel a partir de  (GEE) na atmosfera que os próprios MCI.
          Comparação da       2030 na Alemanha. A medida ainda precisa ser   A matriz energética de cada país, além de
          emissão total de    aprovada pela União Europeia para entrar em  influenciar diretamente no cálculo de GEE
          GEE da “fonte       vigor. De qualquer forma, o incentivo a veícu-  da produção até o consumo (termo em inglês
          até as rodas” por   los com propulsão alimentada por eletricidade,  well-to-wheels, da  “fonte até as rodas”), será
          quilômetro em 2017   hidrogênio ou outras fontes de energia limpa  fundamental para classificar financeiramente a
          e expectativa em    deve aumentar no continente e no mundo. E  melhor propulsão a se investir, tanto quanto o
          2030                caso isso se confirme, a indústria da mobilida-  custo do modelo e da infraestrutura de abasteci-
          Fonte: Programa
          RenovaBio 2030,     de deverá se reestruturar por completo, desde a  mento necessária. Outro fator importante para
          novembro/2016                                                a escolha ou não da eletrificação será a proposta
                               Emissão Total de GEE                    de uso do veículo, juntamente com as legislações
                              (da “fonte até as rodas” por KM)         de cada país.
            180
                                                                          Para atingir as metas de emissão de GEE
            160
                                                                       em 2030, tanto as tecnologias de propulsão (do
            140
                                                                       “tanque até as rodas”) quanto às tecnologias de
            120
                                                                       produção de energia (da “fonte até o tanque”)
            gCO 2  / KM   80                                           precisam continuar seu processo evolutivo. E
            100
                                                                       com o objetivo de reforçar ainda mais essa ne-
             60
                                                                       cessidade, alguns grandes centros urbanos já im-
             40
                                                                       plementaram ou sinalizaram a adoção de pesa-
             20
                                                                       das multas para quem utilizar veículos com alta
             0
                MCI Gasolina   Híbrido   Elétrico*   MCI Etanol   Híbrido   Elétrico   emissão de GEE.          IMAGENS ROBERT BOSCH
                        com fonte fóssil     (E100)   com E100   de fonte renovável
                                   TIPO DE PROPULSÃO                      E qual será o papel do etanol na mobilidade
          *es ma va com base na matriz
          energé ca da União Europeia
                                     2017   2030                       daqui a 10 anos? Em 2016, chegou a 64 o nú-
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