Page 22 - Revista EAA - Edição 73
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TECNOLOGIA CAPA
Etanol, a quarta propulsão
Além do Brasil, que fomenta o uso do E100 e conta com 27% de
etanol na gasolina, os membros da União Europeia, os Estados Unidos
e a China são os países que mais impulsionam o uso de combustíveis
renováveis em escala global
Fernando de Oliveira Júnior*
Em um mundo cada vez mais imprevisível, matriz energética, passando pela padronização
como será o futuro da mobilidade? Entre as di- da infraestrutura de abastecimento, até a inte-
versas megatendências que transformam o setor, gração com os nossos lares.
a tecnologia de propulsão sempre foi a protago- Chegou, então, a vez da eletromobilidade
nista dessa evolução. E, nos últimos 130 anos, assumir o papel de protagonista? A propulsão
desde a invenção do automóvel moderno por eletrificada é, sem dúvida, um conceito muito
Karl Benz, vivemos sob a hegemonia de com- eficiente e promissor, principalmente devido à
bustíveis líquidos e não renováveis. simplicidade do sistema em comparação à ar-
Mas algumas notícias internacionais têm quitetura de um motor a combustão interna
surpreendido a nossa visão sobre as transfor- (MCI). Apesar de contribuir diretamente na
mações nas tecnologias de propulsão. Visan- redução de emissão de “CO 2 local” (nos gran-
do contribuir com o acordo de Paris de 2015 des centros urbanos), existem alguns desafios
(COP21) e reduzir drasticamente as emissões para que a sua utilização em grande escala seja
de dióxido de carbono (CO 2) até 2050, o Con- realidade. Como, por exemplo, garantir que as
selho Federal Alemão votou, em outubro de etapas do processo de geração de energia elétri-
2016, pela proibição da venda de novos mode- ca não descarreguem mais gases de efeito estufa
Figura 1. los automotores a gasolina e a diesel a partir de (GEE) na atmosfera que os próprios MCI.
Comparação da 2030 na Alemanha. A medida ainda precisa ser A matriz energética de cada país, além de
emissão total de aprovada pela União Europeia para entrar em influenciar diretamente no cálculo de GEE
GEE da “fonte vigor. De qualquer forma, o incentivo a veícu- da produção até o consumo (termo em inglês
até as rodas” por los com propulsão alimentada por eletricidade, well-to-wheels, da “fonte até as rodas”), será
quilômetro em 2017 hidrogênio ou outras fontes de energia limpa fundamental para classificar financeiramente a
e expectativa em deve aumentar no continente e no mundo. E melhor propulsão a se investir, tanto quanto o
2030 caso isso se confirme, a indústria da mobilida- custo do modelo e da infraestrutura de abasteci-
Fonte: Programa
RenovaBio 2030, de deverá se reestruturar por completo, desde a mento necessária. Outro fator importante para
novembro/2016 a escolha ou não da eletrificação será a proposta
Emissão Total de GEE de uso do veículo, juntamente com as legislações
(da “fonte até as rodas” por KM) de cada país.
180
Para atingir as metas de emissão de GEE
160
em 2030, tanto as tecnologias de propulsão (do
140
“tanque até as rodas”) quanto às tecnologias de
120
produção de energia (da “fonte até o tanque”)
gCO 2 / KM 80 precisam continuar seu processo evolutivo. E
100
com o objetivo de reforçar ainda mais essa ne-
60
cessidade, alguns grandes centros urbanos já im-
40
plementaram ou sinalizaram a adoção de pesa-
20
das multas para quem utilizar veículos com alta
0
MCI Gasolina Híbrido Elétrico* MCI Etanol Híbrido Elétrico emissão de GEE. IMAGENS ROBERT BOSCH
com fonte fóssil (E100) com E100 de fonte renovável
TIPO DE PROPULSÃO E qual será o papel do etanol na mobilidade
*es ma va com base na matriz
energé ca da União Europeia
2017 2030 daqui a 10 anos? Em 2016, chegou a 64 o nú-
22 fevereiro/março/abril